FÁTIMA FÍLON


Fátima Fílon é escritora, poetisa e cordelista. Ministra palestras visando incentivar à escrita e à leitura. Realiza exposições de poesias ilustradas, fomentando assim a cultura em sua cidade, atingindo públicos de diferentes faixas etárias e sociais.

Participou do Projeto de Incentivo à Leitura cuja exposição alcançou recorde de visitantes no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Sebastião José Pereira e na Biblioteca Municipal “João XXIII” com apresentação dos trabalhos: Arte e Poesia, Colírio da Alma, Pare no C de Cidadania, Toque emdo Criador, Viagem Épica, Poesia Musical, A.A. de Poesias, Verso e Prosa, Milagre da Vida e outros. 

Contribuiu com o Projeto Mundo das Artes, que englobou seus seguintes textos para teatro e dança: Astros do Céu, com participação da Academia Gislei e Souza; O Mundo das Artes, com participação da Academia Tum Tum; Anel Mágico, com participação da Academia Gislei e Souza; Anel Mágico, com participação da Academia da Escola Municipal de Iniciação Artística; O Santo do Dia, com participação da Cia. de Teatro Ponto e Vírgula; Tema Água, solicitado pelo SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – com a participação de alunos do Camp – Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro – no Centro Cultural Tupec. Este trabalho teve como objetivo principal conscientizar sobre a necessidade de preservação da água. Fez parto do Projeto Natal na Praça com a Carta ao Papai Noel.

Participou da Antologias da Casa do Escritor de Mogi Guaçu, do livro As Aventuras de Tio Lepe com Felipe Costa, Danilo Franco e Rosália Ribeiro. Escreveu o livro Profecias e cedeu texto para a confecção da Agenda Bons Livros ano 1995 (capa); Agenda Bons Livros ano 1996 (capa e miolo). A Agenda foi lançada em 30 dias consecutivos nas dependências da antiga Taguacar Wolkswagen. Teve Trova Ilustrada sobre o tema água no muro da Escola Santa Júlia - Projeto SAMAE  - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mogi Guaçu. 

Idealizou o Projeto Milagre da Vida. Este projeto consistiu na elaboração de textos ilustrados expostos no Hospital São Francisco, em Mogi Guaçu: na Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu: na Clínica Guaçuana; no Hospital de São Carlos-SP; Santa Casa em São João da Boa Vista-SP; além de algumas Clínicas do Estado de São Paulo com a poesia Dias e Meses Contados. Esta poesia foi premiada no Rio de Janeiro pelo concurso Andorinha de Poesia, registro 9056.

Publicou  Poesias e Trovas distribuídas diariamente na Padaria Bandeirantes, Cafeteria Bandeirantes e na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu. Neste último caso, diretamente para os presidiários. O trabalho teve tamanha repercussão que mereceu destaques na mídia impressa e televisiva. Autora da letra do Hino à Academia Guaçuana de Letras. Possui uma infinidade de Cordéis. É autora do livro Retratos da Alma. 
Foi Presidente da Casa do Escritor de Mogi Guaçu SP no biênio 1997-1998 e reeleita para o biênio de 2001-2002. É Patronesse da Biblioteca Comunitária “Fátima Fílon”, Membro da Academia de Letras Guaçuana, cadeira nº 2. Patrono Cruz e Souza, colunista do site em Brasília www.capitalmulher.com.br  onde escreve para a página de poesia. Jurada de concursos promovidos pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto, pelo Serviço Nacional de Apoio à Indústria e Feteg – Festival de Teatro Guaçuano – auxiliando, desta forma a revelar novos talentos no município.

Ministra palestras no Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro de Mogi Guaçu, preparando-os em jograis e literatura em geral, incluindo arte-educação. Também para professores em HTP em inúmeras escolas (municipais, estaduais e particulares) da cidade e região.

Seus cordéis estão distribuídos em 6.410 escolas do Estado de São Paulo. Tem cordel distribuído em todas as estações de Metrô na capital, tendo publicado mais de 15.000 cordéis em Mogi Guaçu e região.
Premiada pela UCRAN – União dos Cantores Repentistas e Apologistas do Nordeste – ficando entre os 10 melhores cordelistas do Brasil, em concurso realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Metrô e Jornal O Estado de São Paulo.



site: www.fatimafilon.com.br 
coluna: www.capitalmulher.com.br
programa:www.radionovaguacu.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...